Redirect

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Aluna do Raízes passa em quatro universidades públicas


Bacharelado em Têxtil e Moda, na Universidade de São Paulo (USP); Design de Moda, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Jornalismo, na Universidade Federal de Ouro Preto; e História da Moda Arte, na Universidade Federal de São Paulo.

Essa é a lista, por enquanto, de aprovações da Juliana Matsumura, ex-aluna do Raízes. Ela se formou no ano passado, e agora está fazendo sua escolha de carreira. 

Juliana contou que deverá optar pela USP, cuja sua colocação no vestibular foi 10º lugar. Na UFMG, ela ficou em 16º, e nas demais conseguiu entrar pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A Juliana bateu um papo com a gente sobre o vestibular. Dá uma olhada!

Qual foi a importância de ter estudado no Raízes para conseguir ser aprovada nestes vestibulares?
Acho que o colégio, juntamente com o sistema de ensino, incentiva o aluno a se interessar por universidades boas, principalmente as públicas, com simulados e muitos exercícios dessas instituições. Os professores também sempre apoiam, incentivam e nos falam sobre a importância de entrar numa universidade pública, dando dicas e contando suas próprias experiências.

Por qual faculdade você vai optar?
Por enquanto minha decisão é a USP, tanto pelo nome e a importância que a universidade carrega quanto pelo diferencial do curso de moda, que é o conhecimento na área da tecnologia têxtil que, em outros cursos, como o de design, geralmente não proporcionam.

Como foi a preparação para o vestibular?
No início estudei muito, bastante mesmo, e acabei percebendo que eu estava me desgastando demais. Então, me organizei em estudar matérias que eram mais importantes para o curso que queria, e dividia meu tempo tentando relaxar quando possível. Li muito, mas não entrei na neura de ter que estudar tudo. Prestei atenção ao que os professores tinham para dizer e passar, e me esquivei da preguiça, do cansaço e do sono.

Quais dicas você dá para quem vai prestar o vestibular neste ano?
Recomendo que se preparem: tanto em se organizar para um bom rendimento, aprendizado e estudos, quanto em relação a toda pressão que eventualmente receberem (de si mesmo, dos pais, da escola, da sociedade). Com o tempo, vão saber lidar com isso e colocar tudo organizado na mente: o que realmente querem e o que devem fazer. E, principalmente, pensar que tudo vai dar certo e que sempre temos mais chances, ou seja, fazer as provas com a máxima tranquilidade possível e mostrar o que estudaram e aprenderam. Boa sorte!


Atualização: Após a publicação deste post, a Juliana informou que passou também na Universidade Federal de Juiz de Fora, em Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design. Ficou em 5º lugar na classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário