Redirect

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Surto de conjuntivite

Muito provavelmente vocês devem conhecer alguém que está com conjuntivite. O número de casos tem aumentado todo dia e, por conta disso, todo cuidado é pouco para evitar contrair a doença – ainda que quando isso acontece vocês ficam uns dias sem ir à escola.

Mas, nesse caso, a “dispensa forçada” está longe de valer a pena, já que os sintomas da conjuntivite não são nada legais.

O contágio da doença ocorre pelo contato direto com pessoas ou objetos infectados, como tolhas e corrimões de escadas. Em piscinas também é possível contrair o vírus.

O tratamento indicado é utilizar água gelada em compressas nos olhos. Em casos graves, o MÉDICO pode receitar colírios com antibióticos. Jamais use remédios indicados por farmacêuticos, como colírios anestésicos ou que tenham corticosteroides.

A prevenção à conjuntivite é feita lavando-se sempre as mãos antes de levá-las aos olhos, especialmente quando tiver contato com locais públicos, como maçanetas de portas, por exemplo. Se não for possível lavar, pode usar álcool gel. O contato com pessoas infectadas também deve ser evitado.

E a regra número um: ao aparecimento de qualquer sintoma procure um médico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário