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segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O que você vai ser quando crescer?

Quem nunca ouviu a pergunta do título? Você mal terminou a infância e pais, familiares e outros questionam aquilo que você terá de fazer pelo resto da vida. Para praticamente todos vocês, chegou a hora de fazer essa escolha, que não é nada fácil.

Qualquer que seja a carreira escolhida, quando se tem referência sobre determinada profissão fica mais fácil de lidar com a questão. Mesmo que existam personalidades bastante conhecidas em todas as áreas, conhecer um profissional que esteja próximo de você muda tudo.

Portanto, a partir de agora vamos publicar perfis profissionais de pais de alunos do Raízes. E vamos começar pelo alto: Frederico Portella, pai do aluno Fernando Portella, é piloto de avião.

Conhecido como comandante Portella, ele iniciou a carreira em 1985 no Aeroclube de Brasília. Atualmente, é comandante e instrutor de Boeing 737 e 800, na Gol/Vrg Linhas Aéreas. Além disso, o piloto tem uma série de cursos e 15 mil horas de voo no currículo.

Mesmo diante da responsabilidade de pilotar um avião cheio de pessoas, voar é uma “sensação indescritível”, comenta. "Além disso, é uma área cheia de oportunidades, com um mercado aquecido, e cujos salários são bastante razoáveis desde o início da carreira", conta o comandante.

Batemos um papo com o comandante sobre a profissão. Dá uma olhada!

Foto: Arquivo pessoal

O que é preciso fazer para se tornar um piloto?
A formação de um piloto de aeronaves ou aviador começa cedo. É necessário possuir o ensino médio completo e fluência na língua inglesa. Normalmente, o começo ocorre em um aeroclube, escola de aviação ou curso de ciências aeronáuticas ministrado por uma universidade. Isso tudo referente à aviação civil. No caso da aviação militar, a formação se dá na escola preparatória da Aeronáutica. No Brasil há vários aeroclubes e escolas de aviação. Alguns deles são: Aeroclube de Bragança Paulista, Sorocaba e escolas de voo (EJ em Jundiaí).

Como é a rotina de um piloto?
Depende do emprego. Em alguns casos você pode voar bastante, e em outros ter um intervalo maior entre uma viagem e outra, tanto no caso das nacionais quanto internacionais. Há situações em que você passa muito tempo fora de casa.

Quais são as etapas necessárias para se tornar um piloto?
É preciso um curso teórico para realizar uma prova na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e retirar um certificado de capacidade física, que é um exame médico de piloto. Esta etapa é bem complexa, porque é preciso fazer desde o exame de sangue e até um teste de esforço físico, cuja renovação tem de ser feita anualmente. É necessário também obter licenças de piloto privado, comercial e de linha aérea. Outro requisito é conhecer bem metereologia (clima), regulamentos de tráfego aéreo, navegação e voos por instrumentos,
teoria de voo (física) e mecânica de motores (convencionais e jato). No início da carreira você começa como copiloto para obter experiência. Para se tornar comandante de aeronaves de grande porte ou de jatos executivos, é necessário ter no mínimo 5 mil horas de voo.

Para saber mais sobre aviação visite:

E os seus pais? O que eles fazem? Conta para a gente qual é a profissão do seu pai ou da sua mãe e nós publicamos aqui no blog, tudo bem?

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