Redirect

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sua vida pode depender dele

Foto: Arquivo pessoal

Imagina acordar todos os dias e ir para o trabalho com a responsabilidade de ter outras vidas que dependem diretamente de você. Complicado, não? 

Mas é exatamente essa a rotina do pai do Vitor Miyashiro, o 2º sargento do Corpo de Bombeiros de Mogi, Ivo Arias da Silva, que está na corporação desde 1989.

Muito além do clichê retratado em desenhos animados, os bombeiros têm diversas atribuições além de somente tirar gatos de cima de árvores. Para uma série de situações de risco, as pessoas sempre recorrem a eles e, justamente por isso, é uma das profissões mais admiradas na sociedade.

Sem contar que a corporação sempre aparece como a mais confiável em pesquisas de opinião, demonstrando o quanto o trabalho, empenho e dedicação destes homens fazem a diferença na vida de todos.

Conversamos com o Ivo sobre a profissão.

Dá uma olhada!

O que é necessário para ser um bombeiro?
Para se tornar um bombeiro é obrigatório ter ensino médio completo, ter entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,65 metros, estar apto aos exames físicos e noções básicas de natação e teste em altura.

Quais são as principais funções desempenhadas pelos bombeiros?
Nós trabalhamos em diversas funções, tanto operacionais quanto administrativas. Na área operacional, destaca-se o resgate (atendimento pré-hospitalar), responsável por aproximadamente 70% dos atendimentos; incêndio (veículos, residências, matas, vazamento de gás, entre outros), salvamentos diversos (corte de árvore em risco de queda, resgaste de animais, mergulhos autônomos, resgate em altura, salvamentos aquático e terrestre), produtos perigosos (vazamento de produtos químicos). Já na esfera administrativa há palestras educacionais destinas às escolas e às empresas, e vistorias em edificações, com o objetivo de verificar se estão aptas para o funcionamento.

Como é a sua rotina?
Há uma rotina diária que começa às 7h30 com a revista matinal e conferência de viaturas e materiais. Às 9 horas há o treinamento específico, 9h30 educação física, e 12 horas almoço. A partir das 14 horas ocorre instrução em sala de aula; 16 horas é a prática desportiva; 19 horas o jantar; 20 horas leitura de documentos, e 22 horas pernoite.

Quais os conhecimentos e cursos que um bombeiro precisa ter?
Todos devem ter conhecimento das funções básicas de bombeiro, mas cada um se especializa na função que mais tem afinidade. O único curso que todos devem possuir é o de resgate. Há cursos de técnicas e táticas de combate a incêndio, salvamento aquático, mergulho autônomo, produtos perigosos, salvamento em altura, salvamento terrestre, entre outros.

Qual é o sentimento de desenvolver uma atividade em que a vida das pessoas depende da sua atuação? Fale um pouco do papel social da profissão.
Muitas vezes, a vida de uma pessoa depende de um procedimento bem executado pelo Corpo de Bombeiros, e isso só ocorre com treinamentos diários e um bom preparo físico. Aliado a esses dois fatores vem o controle emocional, que é determinante para o sucesso de uma operação. Diversas vezes nos deparamos com situações extremas envolvendo crianças, idosos ou pessoas implorando por socorro e, se não conseguirmos controlar o emocional, o resgate está fadado ao fracasso. Para todos os bombeiros, após um salvamento bem-sucedido, fica a sensação do dever cumprido, e sabemos que não vestimos a fantasia de heróis rotulada pela população, mas sabemos que para enfrentar nossos inimigos é necessário coragem e dedicação de nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário